O norte de Itália é uma porção de cultura histórica, paisagens dramáticas e aldeias com montanha pitorescas. É também uma infinidade de cidades imensas e ilhas encantadoras para o gosto de cada turista. Dos Alpes e Veneza a Milão e Turim, aqui pode encontrar os seus melhores passeios históricos no norte de Itália.
Veneza, a cidade do romance, dos sonhos e da mística
Não há dúvida que Veneza é uma das mais belas cidades da região do norte de Itália. Recebeu a sua alcunha como a Cidade do Romance ou a Cidade dos Sonhos por uma razão. Se está perto da cidade, não deixe de visitar e apaixone-se pela sua arquitetura, pelas pessoas encantadoras e canoli!
Ponte de Rialto
Esta ponte famosa fica ao lado do impressionante Grande Canal. A ponte é uma estrutura icónica muito movimentada e repleta de turistas que procuram cannoli e pão de whisky. Pode encontrar várias quinquilharias, jóias e lembranças para levar para casa! Qual será a sua escolha?
Grande Canal
Será cliché dizer que uma visita a Veneza não está completa sem uma visita ao Grande Canal? Faça um passeio de gôndola e veja mais de 170 edifícios do século XIII alinhados nas margens do canal. Além disso, é um deleite relaxante, e até romântico, que pode fazer com os seus entes queridos.
Gallerie dell’Accademia
É uma das atrações mais subestimadas de Veneza, mas a Academia é um espaço que o nosso escritor gosta de frequentar. Visite a Sala dell’Albergo. Não se vai arrepender! É lá que se encontra o retrato da “Apresentação da Virgem” e da “Anunciação” de Girolamo Dente.
Igreja de San Simeon Piccolo
A igreja possui uma cúpula imponente que paira sobre Santa Croce. A nave parece suficientemente simples, mas, é possível ver vários relevos de mármore com representações religiosas neoclássicas, algumas um pouco mais macabras do que outras. Tem alberga muitas salas de altar guardadas por acólitos da igreja.
Mas há algo que não pode deixar de visitar: a cripta subterrânea.
Por baixo da igreja existe um obscuro e rústico altar macabro no centro de uma pequena capela octogonal, debaixo da própria igreja. É um labirinto de túneis, abandonado durante séculos sob Veneza. Mosaicos sagrados foram rebocados em paredes decadentes e os túneis eram decorados por ossos humanos.
Facto curioso: Existem 21 túmulos na cripta. E cerca de 8 ainda estão por descobrir.
Outros pontos principais de Veneza!
- Basílica de São Marcos e Praça de São Marcos. Sim, este deve ser o número 1
- Ponte dos Suspiros
- Murano
- Basílica de Santa Maria della Salute
- Palácio Doges
Ferrara e rio do Delta do Pó em Emilia-Romagna
A cidade muralhada renascentista de Ferrara é rica em arquitetura romana e gótica. Durante a era renascentista, no século XV, Ferrara era um exemplo clássico de uma cidade perfeita devido à sua arte florescente, investigação e contexto científico. Não deixe de explorar o Castelo Estense, construído em 1385, e a basílica do século XII, a Catedral de San Giorgio, na cidade histórica.
Nas imediações encontram-se atrações próximas que pode visitar:
- Museu de Arte Antiga
- Museu Arqueológico Nacional
- Galeria Nacional de Pintura
- Palazzo dei Diamanti
- Parque Regional do Delta do Pó
Ravena – a cidade dos mosaicos
Existem oito sítios declarados Património da Humanidade da UNESCO em Ravena pelos seus notáveis monumentos históricos da era bizantina e mosaicos decorativos da vida cristã primitiva. Comece por visitar o Baptistério Neoniano construído no século V e um dos edifícios mais antigos de Ravena. Em seguida, visite o San Vitale, uma igreja do século VI com os melhores e maiores mosaicos preservados além de Constantinopla.
Também pode passear pela cidade e visitar as seguintes atrações obrigatórias:
- Mausoléu de Galla Placidia, que inclui um dos mosaicos mais artisticamente perfeitos
- Sant’Apollinare Nuovo
- Basilica di San Francesco
- Museu Nacional de Ravena
- Palácio do Arcebispo
- Batistério Ariano
- Sant’ Apollinare in Classe
- Mausoléu de Teodorico – Rei dos Ostrogodos
Se quiser fazer uma pausa na visita à parte histórica, pode conduzir para sul da cidade e visitar San Marino, um dos mais países mais pequenos do mundo. Entretanto, dirija-se para a praia de Ravena no Cesenatico e mergulhe os pés na areia. Para alguma diversão em família, pode visitar o Parque Temático Mirabilandia.
Pádua – da Idade Média
Visite Pádua e transporte-se de volta ao passado durante a Idade Média. Passeie pelas pontes que atravessam os rios ou visite o jardim botânico mais antigo do mundo. Investigadores descobriram que o povoamento teve início em 1183 a.C. em Pádua, sendo a cidade mais antigas (mais estabelecida) do norte.
- Impressionantes frescos da Igreja de Cappella degli Scrovegni
- Jardim botânico construído em 1545, Orto Botanico
- Passear por Prato Della Valle, a maior praça da Europa
- Piazza dei Signori – aqui são realizados eventos, torneios e mercados
- Basílica de Sant’Antonio do século XIII
- O museu Palazzo Zuckerman
De museus e instituições académicas a jardins e praças, Pádua tem algo para oferecer a cada viajante.
Verona – mais do que Romeu e Julieta
Quando as pessoas dizem “Em Verona” pensam imediatamente no trabalho mais notável de Shakespeare: Romeu e Julieta. Todavia, a cidade tem uma infinidade de edifícios arquitetónicos espectaculares, jardins e fortalezas.
A Arena de Verona, na Piazza della Bra, rivaliza com a arena do Coliseu. Nos seus dias de glória, o anfiteatro realizava jogos, espetáculos e obras teatrais para 30 000 pessoas. Não perca o Teatro Romano, outro anfiteatro que remonta a 100 a.C. Embora agora esteja em ruínas, foi renovado para receber espetáculos culturais no verão.
Dirija-se ao Castelo Vecchio, construído em 1354, para saber mais sobre a sua história e pasmar-se nas suas ameias. O interior do castelo funciona agora como um museu que segue a história da Itália com artefactos e artigos históricos. Não se esqueça de visitar a ponte do castelo, a mais longa do seu tipo.
Outros pontos de interesse em Verona:
- Piazza delle Erbe
- Giardino Giusti
- Centro Storico
- Piazza dei Signori
- Castel St Pietro
E se quiser fazer uma visita a Romeu e Julieta, desloque-se a estas atrações:
- Casa di Giulietta – A casa de Julieta com a famosa varanda
- Mosteiro de San Francesco al Corso (Túmulo de Julieta)
- Casa de Romeo (Casa de Montague)
- Basilica Maggiore
Milão – uma fusão de culturas
Embora Milão seja famosa pela indústria da moda, encontrará uma fusão de culturas e a justaposição entre o antigo e o novo. É uma maravilhosa combinação das artes contemporâneas e das estruturas do património a abundar de vida. Eis o que se pode esperar desta cidade.
Museu Arqueológico de Milão
O museu oferece aos turistas um vislumbre da história do Mediolanum, ou Milão antigo, como lhe chamam, durante o século IV a.C. até serem conquistados por Roma em 222 a.C. Também é possível encontrar exposições da Alta Idade Média, da civilização etrusca, dos gregos antigos e das civilizações egípcias.
Castello Sforzesco
O castelo foi construído no século XV e é agora recebido com uma fonte em frente. O terreno é exposto com ameias e uma miríade de peças históricas sobre a história de Milão. Passeie pelo seu pátio central e jardins arrojados.
Santa Maria delle Grazie e Museo Nazionale Scienza e Tecnologia Leonardo da Vinci
Ver a Última Ceia pintada por Leonardo da Vinci em Santa Maria delle Grazie. É uma das principais atrações de Milão, por isso não perca! Para proteger a obra de arte, a direção só permite a entrada de 30 pessoas a cada 15 minutos. Para evitar a longa fila de espera, pode fazer a sua reserva com antecedência.
Com da Vinci ainda em foco, outra visita que deve fazer é o Museu Nacional de Ciência e Tecnologia de Milão que recebeu o nome do artista e contém as suas obras de arte, invenções, máquinas voadoras e plantas das suas obras tecnológicas.
La Scala
Os fãs de ópera podem fazer uma visita guiada ao teatro e ver forros de cartazes e recordações de produções passadas. Pode até fazer uma reserva para peças e espetáculos apresentados em La Scala.
Piazza del Duomo
Se quiser apanhar um pouco de ar, pode visitar a praça central de Milão e maravilhar-se com os seus arredores. Existem cafés e pastelarias em todo o redor, se quiser relaxar um pouco após o seu passeio pela história.